1/10/2010

9 anos de IBF - Conversando com o Pr. Humberto

IBF News - Se aproximam as festividades de aniversário da IBF e nove anos já serão passados depois daquela primeira reunião, naquela noite, naquela sala... Como o pastor analisa esse tempo?
Pr. Humberto
- Foi um tempo de lutas, sofrimento, trabalho árduo e muitas lições aprendidas. Apesar de tudo e apesar de mim, posso dizer que tem valido a pena trabalhar em Fagundes durante todos esses anos. Aprendi que a bondade e a graça de Deus são maiores do que eu imaginava, aprendi o quanto meus amigos acrescentam um plus de alegria (e muitas vezes de alivio) à minha vida, aprendi a colher os frutos da perseverança...
.
IBF News - Resumindo, o balanço é bom...
Pr. Humberto - Sem dúvida! Quando olho pra trás, vejo, dentre muitas outras coisas, centenas de pessoas que foram alfabetizadas através do trabalho de nossa igreja, nosso templo foi construído, já tivemos nossa primeira turma de concluintes na escola bíblica, nosso corpo de liderança está coeso e determinado, dois de nossos jovens estão cursando Teologia em um Seminário Batista, temos um rol de membros crescente, duas igrejas filhas estão em processo de desenvolvimento, fazemos um programa de rádio que alcança milhares de pessoas com a mensagem do Evangelho etc. Muito me alegra poder contemplar jovens e adultos que eram crianças ou adolescentes quando cheguei aqui; fico feliz ao ver como se firmaram na fé, cresceram, progrediram... A maioria está agora fazendo faculdade, alguns já estão trabalhando, tive o prazer de celebrar o casamento de outros... Sou um pastor coruja... (risos).

IBF News - Qual tem sido a postura da IBF em relação às outras igrejas aqui em Fagundes?
Pr. Humberto - Somos Batistas, fiéis à nossa identidade doutrinária e litúrgica. Se você nos perguntar porque nós acreditamos da forma como acreditamos, nós pegamos uma Bíblia, sentamos com você e explicamos porque pensamos de forma diferente. Também reconhecemos que temos nossos próprios problemas e defeitos; e por isso mesmo, evitamos usar o púlpito e o rádio para dizer que somos os preferidos de Deus, que somos mais santos, mais sábios ou melhores que os irmãos de outras denominações. Abominamos toda forma de farisaísmo!

IBF News - Como o pastor vê a criação do CONPEF?
Pr. Humberto - A princípio, achei que seria muito difícil concretizar esse sonho; mas, as orações e o diálogo resultaram em benção. Hoje, o Conselho de Pastores Evangélicos de Fagundes é uma realidade! Recentemente, por ocasião das festividades de aniversário do município, com estrutura cedida pela Prefeitura Municipal, realizamos um grande culto em praça pública com a participação dos pastores e irmãos, assembleianos, batistas, betelinos, congregacionais, presbiterianos... O conselho foi criado para fortalecer a amizade e a cooperação entre nós.

IBF News - Sobre a igreja e a cidade, o pastor e a cidade...
Pr. Humberto - Como igreja, contamos com o respeito e a boa receptividade do povo fagundense em geral; e, temos mantido uma relação de cooperação com o poder público, sempre tendo cuidado para não nos envolvermos com a política partidária. Quanto a mim, confesso que amo muito esse lugar ainda verde, ainda calmo, ainda pequeno...

IBF News - Existem novos sonhos, novos desafios?
Pr. Humberto - Agora é que temos muito mais coisas para fazer! Já não posso fazer tudo sozinho. Então, se você é alguém que gostaria de servir a Deus, colocando os seus dons e talentos a serviço da comunidade, venha conversar comigo. Nós temos espaço para você!

IBF News - Qual é a sua mensagem para o povo fagundense?
Pr. Humberto - Quero encorajar vocês para que se cuidem espiritualmente; pois nem só de pão vive o homem. Entreguem suas vidas a Cristo, leiam a Bíblia, tenham um momento de oração todos os dias e venham para a igreja pelo menos uma vez por semana. A mim preocupa bastante o fato de ver que em nossa cidade vários meninos e meninas já são vítimas da evasão escolar, tabagismo, alcoolismo, gravidez na adolescência, rebeldia, violência familiar etc. Por isso, peço a vocês que invistam na formação religiosa dos pequenos enquanto ainda são pequenos.

IBF News - Agradecimentos?
Pr. Humberto - Ao Pastor do Salmo 23, pastor de todos os pastores, à minha família, à liderança da IBF, aos membros de nossa igreja, ao povo fagundense, aos meus amigos na Paraíba, no Brasil, nos Estados Unidos e no resto do mundo. Sem vocês, nada do que foi feito teria sido feito. Aproveito o espaço para também dizer que continuo precisando da amizade, apoio e orações de todos. Recebam meu abraço
...

Um comentário:

Francinaldo Nascimento disse...

Enfrentar desafios, refletir situações e sempre acreditar nas possibilidades emergentes, são importantes pra si próprio e para quem de uma forma ou de outra se postou em diretriz ideológica e conveniente. Partimos de um ponto em que o destino de Deus nos proporcionou e os resultados depende de nós e de nossa confiança Nele. "Carpe Dien"

Mais lidas da semana