3/01/2009

Procurando uma boa igreja?

Vivemos sob a égide de um Estado de Direito, onde a liberdade de culto é amplamente protegida pela Constituição Federal e desfrutada por todos os cidadãos. Nossa realidade oferece aos cristãos uma enorme variedade de opções, no que diz respeito à escolha de uma igreja. Ainda assim, muita gente tem dúvidas e sente dificuldades na hora de decidir onde se congregar. Como encontrar uma boa igreja? Quais são as principais características de uma boa congregação?Longe de querer esgotar o assunto, desejo registrar aqui, algumas dicas, que, se levadas a sério, lhe ajudarão muito na hora de escolher uma boa igreja:

1. Procure uma igreja que tenha uma atitude ética para com as outras – Fico um tanto desconfiado, quando alguém se aproxima de mim, tentando dizer que a sua igreja ou denominação religiosa é a única que tem o selo da aprovação de Deus. Isto me faz lembrar o texto de Marcos 9:38-41; o qual nos conta que certa vez, os discípulos de Jesus encontraram um homem, que também estava expulsando demônios. Os discípulos, imediatamente trataram de proibir o trabalho daquele desconhecido. Tomaram esta atitude simplesmente porque o outro pregador não fazia parte do grupo deles, o grupo dos doze. Quando contaram o fato ao Mestre, Ele não concordou com a atitude exclusivista e intolerante deles, e os repreendeu, dizendo: “Não o proíbam; pois quem não é contra nós é por nós”. Acredito que faço parte de uma igreja séria, verdadeira e boa; mas preciso ser honesto e afirmar que não somos a única.


2. Procure uma igreja que ensine o que a Bíblia ensina – Lutero costumava dizer que a igreja não deve determinar o que a Bíblia ensina; pelo contrário, a Bíblia deve determinar o que a igreja ensina. Esta é realmente uma preocupação que faz sentido, uma vez que existem inúmeras passagens do Livro Sagrado, apontando nessa direção. Em Provérbios 30:5, 6, está escrito: “Toda palavra de Deus é provada, é um escudo para quem se fia nele. Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te corrija e sejas achado mentiroso.” Em Apocalipse 22:18, lemos o seguinte: “Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro; e se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro.” Por este motivo, em Atos 17:10-12, vemos nos cristãos de Beréia, o cuidado de conferir pelas Escrituras, tudo o que lhes era ensinado pelos apóstolos. Este cuidado, ainda hoje é válido; tanto para os que já estão filiados a uma igreja, como também para aqueles que ainda estão à procura de uma boa congregação.


3. Procure uma igreja que seja transparente em sua administração e finanças – Nada melhor que saber que os dízimos e ofertas deixados diante do altar, estão sendo administrados de forma sábia e transparente, em beneficio da igreja. Muitas igrejas têm o bom hábito de apresentar, periodicamente, uma prestação de contas aos seus membros. Isto é muito louvável e inspira confiança! É algo que deve ser levado em conta por alguém que ainda está em fase de busca.

4. Procure uma igreja que valorize a vida – Fé, Santidade, Justiça, Educação, Trabalho, Família, Solidariedade, Paz Social, entre tantos outros, devem fazer parte do conjunto de valores pregados e vividos por uma boa comunidade. Em um tempo que já é possível se ver igrejas que defendem a prática indiscriminada do aborto, convém lembrar que além dos valores supracitados, a preservação da vida é um das causas mais defendidas por Deus! Nos tempos de Jesus, os fariseus o estavam sempre criticando, porque ele fazia o bem, curava os enfermos e trabalhava no sábado (João 5:16-18). Em resposta aos fariseus, Jesus certa vez perguntou: “Há alguém entre vós que, tendo uma única ovelha, e se esta cair num poço num dia de sábado, não a irá procurar e retirar? Não vale o homem muito mais que uma ovelha? É permitido, pois, fazer o bem no dia de sábado.” Veja Mateus 12:9-13. Os fariseus não entendiam que o Judaísmo e sua rigidez quanto ao sábado estavam com os dias contados; agora estavam sendo substituídos pelo Cristianismo. É por esse motivo, que ao estudar o Novo Testamento, encontramos a repetição e confirmação de todos os mandamentos contidos em Êxodo 20, menos daquele que se refere ao sábado. O apostolo Paulo, em sua Carta aos Romanos 14:5,6, escreveu o que é válido para os cristãos de hoje: “Um faz distinção entre dia e dia; outro, porém, considera iguais todos os dias. Cada um proceda segundo sua convicção. Quem distingue o dia, age assim pelo Senhor; quem come de tudo, o faz pelo Senhor, porque dá graças a Deus. E quem não come, abstém-se pelo Senhor, e igualmente dá graças a Deus.” Em outras palavras, o Novo Testamento ensina que cada cristão é livre para decidir quando descansar ou o que comer! O que mais me chama a atenção em tudo isso, é o fato de os fariseus terem valorizado a guarda de um dia de forma fanática; ao ponto de tentar impedir que o Senhor Jesus socorresse ao povo doente! Ainda hoje, encontramos grupos religiosos que praticam omissão de socorro, negando transfusão de sangue aos seus entes queridos. Em I João 3:16, está escrito: “Nisto temos conhecido o amor: Jesus deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a vida pelos nossos irmãos.” Ora, se Cristo deu a sua vida e todo o seu sangue para nos salvar; por que motivo vamos desobedecer ao mandamento bíblico de dar também nossa vida pelos nossos irmãos? Por que razão desobedecer a Jeová e deixar de doar um pouco de nossa vida, isto é, um pouco de nosso sangue para o nosso irmão?


Conclusão: Quero finalizar este artigo, lembrando mais uma vez, que apesar de vivermos em um mundo cheio de tanta heresia, ainda existem igrejas sérias. É meu desejo, pois, que você esteja em uma delas e seja muito abençoado. Com um grande abraço a todos os meus irmãos, de todas as boas igrejas...


Pr. Humberto de Lima

Um comentário:

Francinaldo Nascimento disse...

Eu gosto da IBF porque valoriza a espontaneidade dos seus membros e não nega o papel do imaginário na subjetividade das coerencias bíblicas, nos dando um ar de liberdade no Espirito Santo para adorar e festejar,comemorar,ou seja, Celebrar o Rei Jesus e viajar em sua palavra, adorando juntos com os irmãos,numa festa maravilhosa de fim de semana.

Mais lidas da semana