5/15/2011

Carta para Silas


Prezado Silas,
 
Confesso que senti alegria quando soube que você havia se aproximado de um grupo de irmãos, buscando praticar a fé em comunidade.  Fiquei contente ao imaginar a possibilidade de ver você lendo a Palavra e descobrindo coisas que resultariam em mais liberdade e bem estar espiritual!
 
A preocupação veio ao perceber a euforia que se instalou em você, não por causa da busca por Deus em si mesma, mas por causa de suas novas expectativas em relação à vida. De repente você passou a acreditar que todos os seus problemas seriam definitivamente resolvidos e não mais iriam se repetir!
 
Você foi aos extremos para cumprir as cláusulas de manutenção da benção, constantes de um contrato de adesão totalmente verbal e tacitamente aceito quando você atendeu ao apelo do pregador para participar daquela corrente.
 
Lembra do quanto foi difícil vender a única geladeira da família para então depositar todo o dinheiro sobre o altar?   Segundo eles, um sacrifício precisava ser feito; e você o fez!
 
A corrente não funcionou, não devolveram seu dinheiro e como explicação para suas dificuldades, disseram que o fracasso era resultante de sua falta de fé ou de algum pecado feio existente em seu coração!
 
Não, Silas! Não desista de viver nem desista de Deus! Ela, a existência aqui, nunca vai deixar de ser difícil como sempre foi; e, Deus nunca fez aquelas falsas promessas que lhe fizeram em nome dele!
 
Lembra de Jesus conversando com os seus discípulos? Ao invés de fazer propaganda enganosa sobre a caminhada da fé, ele disse em João 16:33: “No mundo tereis tribulações...” 
 
Lembra de São Paulo escrevendo a primeira de duas cartas (5:23) para outro homem de Deus chamado Timóteo, recomendando que este se cuidasse por causa de suas constantes enfermidades?

Lembra de Silas, seu chará da Bíblia? Você já viu quanto preconceito e perseguição ele sofreu enquanto pregava o evangelho, chegando a ser preso? Veja Atos 16:19.
 
Pois é, meu irmão! A vida também é dura para nós outros! Talvez você leve ainda algum tempo para se reerguer financeiramente; e até chegar lá, as coisas não vão ser tão fáceis. 
 
Outra vez lhe digo: - Não desista de Deus, não pare de lutar nem se isole do mundo!
 
Ainda existem comunidades equilibradas onde você poderá prosseguir em sua busca pelas coisas do céu e ao mesmo tempo se preparar melhor para enfrentar a vida como ela realmente é. 
 
É só uma questão de ler mais, pensar mais, questionar mais e comparar as idéias que lhe são pregadas.
 
Receba meu abraço,

Humberto de Lima

Mais lidas da semana